quarta-feira, 9 de junho de 2010

Já prestou atenção em seus desenhos ou rascunhos corriqueiros?

Enquanto você atendendo o telefone, já se pegou fazendo algum tipo de desenho ou rabisco? Já percebeu que tem alguns desenhos que você sempre repete e às vezes por anos? Já parou para pensar porquê? Pois é, o ato de desenhar e rabiscar é inerente ao ser humano. Desde pequenos nos comunicamos com o mundo através de nossos desenhos.
POR QUE TODAS AS CRIANÇAS DESENHAM QUANDO PEQUENAS E A MAIORIA PÁRA DEPOIS DOS 8 ANOS?
Quem nos dá a resposta é a Drª Betty Edwards, autora americana do livro Drawing On The Right Side of The Brain (“Desenhando Com o Lado Direito do Cérebro”, Edições Ediouro). Segundo Edwards, os dois hemisférios cerebrais (direito e esquerdo) têm funções especificas diferentes. O lado direito é o hemisfério das artes, por ser altamente visual. Ele não entende as coisas por meio de palavras. As crianças não-alfabetizadas têm esse lado desenvolvido e, ao verem uma cadeira, desenham uma cadeira por não saberem juntar as letras-símbolo que escrevem a palavra CADEIRA. O recurso que elas têm é desenhar o que vêem. E costumam desenhar as coisas com tantos detalhes que surpreende até mesmo os adultos! Quando as crianças começam a aprender a ler e escrever, iniciam o desenvolvimento do hemisfério esquerdo do cérebro, que é o lado que usa símbolos para acelerar o pensamento. Então, ao pedir para a criança alfabetizada que desenhe uma cadeira, ela fará um desenho o mais simples possível, porque não há mais lógica em perder tempo com detalhes de uma coisa que ela sabe trocar por uma palavra.
O que precisa ser feito então é propor que “desliguemos” um pouco o lado esquerdo que está dominando e “liguemos” o lado direito, que é o hemisfério que sabe ver o desenho como só os desenhistas sabem ver. Sim, porque quem vê bem já tem 50% do desenho pronto. Portanto, é comprovado cientificamente que desenhar não tem nada a ver com dom! É tudo apenas falta de continuidade, pois se ao entrarmos para a alfabetização tivéssemos uma professora de desenho junto à professora que vai nos ensinar a ler e a escrever, todos seríamos desenhistas!Preste mais atenção em seus desenhos eles falam de você, são uma parte de você. E entre nesse mundo fantástico,  que é simplesmente seu inconsciente. Experimente desenhar mais, preste atenção em suas obras, as cores escolhidas, os conteúdos, a paisagem etc... E você vai perceber que seu inconsciente o tempo todo quer se manifestar e aí será uma grande viagem de autoconhecimento. Nota importante: Não se importe com a estética do desenho, é o menos importante, o mais importante seu olhar sobre o conteúdo de seu desenho.

6 comentários:

  1. Elisabete, desculpe-me por não ter dito qual Blog -são tantos né? (rsrs)
    Ele está no -Quando a vida dentro de mim se tornou possível-um xerãooooooooooo

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  2. Gosto muito deste tema!
    Já fiz até um curso para aprender a interpretar desenhos quando era professora alfabetizadora.
    Seu blog tá lindo!
    Bjs.

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  3. olá
    muito bom este texto, é uma forma interessante de nos conhecermos, e também conhecer nossos filhos que vivem a fazr seus desenhos,
    minha filha mais velha(9) ainda gosta muito de desenhar, e faz os desenhos muito detalhados.

    beijo

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  4. OI Beth, cheguei aqui pelo link no COnstância (Vila Poema), amei seu texto. Eu desenho estrelas, muitas estrelas, enquanto falo, principalmente ao telefone. Já estraguei documentos com esta minha mania. Fiquei com vontade de treinar os traços!
    Beijos.

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  5. oi Bete, agora que me dei conta que sempre desenho estrelas, vc tem alguma noçao do porque, pode me responder por e-mail? fiquei curiosa, vou preestar mais atençao em mim, rsrs
    bjs obrigada por tudo

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  6. É interessante o processo de ativar a criatividade ativando o lado direito do cérebro. Gostei do texto. Beijos e bom final de semana.

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