sábado, 22 de maio de 2010

Uma dica especial para quem gosta de escrever, afinal ler e escrever é uma arte que pode ser apreciada por todos...

Prefira frases e palavras curtas. Ponha as sentenças na forma positiva. Opte pela voz ativa. Escolha termos específicos. Use palavras concretas. Limite os adjetivos. Persiga a frase enxuta. Seja conciso. Corra atrás da frase harmoniosa. Busque a clareza e o máximo de legibilidade. Essas são algumas dicas desse livro.
A princípio, "A Arte de Escrever Bem" é destinado a jornalistas, a estudantes da área e a outros profissionais que tenham que redigir textos em seus trabalhos. No entanto, nos dias de hoje, o livro acaba atingindo um público bem mais amplo. Afinal, quem é que não precisa mandar mensagens por e-mail, escrever relatórios ou caprichar na redação no vestibular?

Experiência no assunto as autoras tem de sobra. Dad Squarisi, entre outras coisas, é editora de Opinão do jornal "Correio Braziliense", comentarista da TV Brasília e professora de edição de textos do Centro Universitário de Brasília.
Já Arlete Salvador é analista de política brasileira do Consulado Geral dos Estados Unidos e tem em seu currículo passagens por veículos de comunicação renomados, como, por exemplo, a revista "Veja" e os jornais "Correio Braziliense" e "O Estado de S.Paulo". No livro, as autoras abordam conceitos gramaticais, ortográficos e de estilo. De uma maneira clara, agradável e bem humorada, elas apresentam dicas de como escrever de forma adequada e elegante que acabam servindo para todos que desejam se comunicar corretamente.

4 comentários:

  1. Gostei muito da dica!
    Bjs querida e uma ótima semana para vc.

    ResponderExcluir
  2. Bom diaaaaaaaaaaaaaaaa amiga,
    estou aqui para te dizer que por muito te admirar ,tem um selinho para
    vc no meu BLOG DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA.
    Um bjãooooooooo

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! gostamos de seu blog, aproveite e divulgue ele aqui na Rede Social Mural de Caldas, é grátis e todos podem entrar! http://www.muraldecaldas.com.br

    ResponderExcluir

Do que mais gostou Deixe seu comentario:

Também poderá gostar de:

Related Posts with Thumbnails